Aegea vence licitação para prestação de serviço de saneamento básico no município de Palhoça
16/08/24
Site JM Litoral
A Aegea Saneamento, uma das maiores empresas do setor no País, através do Consórcio Aegea, formado por Aegea, com participação de 1%, e Saneamento Consultoria S.A, veículo de investimento no qual a Aegea detém 75% de participação no capital votante, com participação de 99%, venceu a disputa da Concorrência Pública nº 96/2024, cujo objetivo consiste na concessão plena dos serviços públicos de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgotamento sanitário no município de Palhoça, em Santa Catarina, localizado na região metropolitana de Florianópolis.
Estão previstos cerca de R$ 1,5 bilhão em investimentos ao longo dos 30 anos de contrato, que beneficiarão uma população de mais de 220 mil habitantes. A nova unidade da Aegea vai contemplar os serviços para universalização do abastecimento de água e do esgotamento sanitário, atendendo as metas do marco regulatório do setor.
O município será beneficiado com as iniciativas da companhia para o atendimento das metas do novo marco do saneamento. A empresa promoverá melhorias no abastecimento de água e no tratamento de esgoto, aumentando a cobertura de 93% para 100% e de 10% para 90% nos primeiros 10 anos de contrato, respectivamente.
“Esta nova concessão é uma medida fundamental para melhorar a qualidade de vida dos moradores, principalmente ao trabalharmos para aumentar os índices de coleta e tratamento de esgoto, que ainda são baixos. Nossas ações promoverão o desenvolvimento econômico sustentável e garantirão um ambiente saudável para a população. Confiamos neste projeto tanto por nossa experiência quanto pela sinergia com as nossas outras quatro unidades em Santa Catarina, nos municípios de Bombinhas, Penha, Camboriú e São Francisco do Sul. Com esse novo negócio, passaremos a atender mais de 400 mil pessoas no estado”, afirma Radamés Casseb, CEO da Aegea.
Presente em mais de 500 municípios brasileiros, distribuídos em 15 estados, a companhia agrega e leva expertise ao setor em diferentes modelos de contrato, atendendo mais de 31 milhões de pessoas. “A nossa experiência em atuar em localidades de diferentes dimensões, com um modelo de negócio transparente e ético, atrelado à nossa eficiência operacional, investimentos responsáveis e cumprimento de metas, será fundamental para o desenvolvimento contínuo da região”, completa Casseb.
A sessão pública foi realizada nesta quarta-feira, 14 de agosto.